Ação tem o objetivo de informar, conscientizar e orientar  os usuários da unidade sobre a importância dos exames preventivos e o autoconhecimento do corpo na luta contra o câncer de mama

A Policlínica Estadual da Região Sudoeste – Quirinópolis realizou nesta terça-feira,5, uma palestra alusiva ao Outubro Rosa, mês em que se intensificam ações de prevenção do câncer de mama. A palestra foi mediada pela coordenadora da hemodiálise, Etiene Carla Miranda, que conscientizou o público interno da unidade sobre a importância da prevenção à doença e do diagnóstico precoce.

A ação tem o objetivo de informar, conscientizar e orientar sobre a importância dos exames preventivos e o autoconhecimento do corpo na luta contra o câncer de mama. “A doença consiste em um crescimento desordenado das células da mama gerando células anormais que se multiplicam formando o tumor. É o câncer mais incidente entre as mulheres do país e ocupa a primeira posição, ficando atrás somente do câncer de pele, não melanoma”, explicou Etiene.

A coordenadora abordou sobre os sinais, sintomas da patologia, e explicou que o plano terapêutico a ser adotado é definido pelo médico. “Pode ser local (cirurgia ou radioterapia) ou sistêmico (quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica). Quanto mais precoce o câncer é detectado, maiores serão as taxas de sucesso do tratamento”, afirma.

Etiene ressaltou que as formas de prevenção estão ligadas a prática de atividades físicas, alimentação saudável, manter peso corporal adequado, evitar consumo de bebidas alcoólicas e cigarro, evitar o uso de hormônios sintéticos e amamentar. Além disso, a palestrante reforçou a importância do autoexame das mamas, independente da idade, e a realização da mamografia após os 50 anos.

Campanha

Comemorada em todo o mundo, a iniciativa partiu da Fundação Susan G. Komen for the Cure no início dos anos 90 nos EUA. Durante o mês de outubro várias ações de combate ao câncer de mama (mamografias e eventos) eram realizadas em diversos estados daquele país.

No Brasil, a primeira ação do Outubro Rosa ocorreu em 2002. A iluminação de monumentos em tons de rosa é uma das formas de chamar a atenção para a campanha e foi assim que em 02 de outubro de 2002 o Brasil deu início ao movimento, com a iluminação do Obelisco do Ibirapuera.

Fonte: Jornal Diário da Manhã