Ação abordou o tema Saúde Mental em Tempos de Pandemia

A Policlínica Estadual da Região Sudoeste – Quirinópolis realizou nesta sexta-feira,27, uma palestra sobre saúde mental, em alusão ao Dia do Psicólogo, celebrado em 27 de agosto, para o público interno da unidade de saúde. A palestra abordou o tema Saúde mental em tempos de pandemia.

Com a pandemia, os transtornos mentais se agravaram e ou ganharam visibilidade devido ao medo, insegurança, isolamento social que modificou a dinâmica familiar, dificuldade financeira e desemprego. “A ansiedade chama a atenção dos profissionais da saúde, já que muitas pessoas estão confundindo seus sintomas físicos com a Covid-19 e esses sintomas dificultam o tratamento e a recuperação dos pacientes”, explica a psicóloga Ana Luiza Ferreira.

Saúde mental refere-se a um bem-estar no qual o indivíduo desenvolve suas habilidades pessoais, consegue lidar com os estresses da vida, trabalha de forma produtiva e encontra-se apto a dar sua contribuição para sua comunidade. “Para isso é necessária uma boa alimentação, prática de atividade física, não exagero no consumo de drogas ou álcool, descansar, uma vez que o sono regular interfere diretamente no equilíbrio emocional, ou seja, autocuidado”, afirmou a psicóloga.

Ana Luiza reforça que é preciso quebrar esse estigma que ainda existe sobre o tratamento psicológico e psiquiátrico, para uma melhor aceitação da população e assim promover e oferecer um tratamento mais completo e eficaz.

Fonte: Jornal Diário da Manhã.