Alimento protege bebês e crianças pequenas de doenças perigosas, o leite materno é a primeira vacina do bebê

A coordenadora de enfermagem da Policlínica Estadual da Região Sudoeste – Quirinópolis, Valeria Borges, ministrou uma palestra na unidade sobre o Agosto Dourado, campanha que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

“Um dos objetivos do Agosto Dourado é esclarecer a importância da amamentação. Afinal, o leite materno é considerado o melhor alimento para o bebê após seu nascimento. Formado por substâncias como proteínas, carboidratos e gorduras, o leite materno garante que o bebê cresça e se desenvolva de forma saudável.”, explicou Valéria.

De acordo com a enfermeira, é por meio deste alimento que a criança recebe anticorpos da mãe, protegendo-o contra doenças que podem ser fatais logo após o nascimento, como infecções, diarreias e doenças respiratórias, assim como o risco de outras doenças diminui mesmo após a interrupção do aleitamento, como é o caso a asma, diabetes e obesidade.


		Policlínica de Quirinópolis reforça a importância do aleitamento materno
(Foto: Divulgação)

“Após o nascimento o bebê deve iniciar a sucção como forma de estimular a descida do leite produzido pela mãe. Dessa forma, a criança pode absorver as defesas para seu organismo, fortalecendo também o vínculo afetivo entre ambos”, afirmou.

Além dos inúmeros benefícios da amamentação na vida do bebê, a mãe também acaba sendo protegida e favorecida pela produção de leite e amamentação em si. Entre os principais benefícios que a mãe obtém ao amamentar, são a diminuição do sangramento no período pós-parto; aceleração na perda de peso; redução da incidência de cânceres de mama, ovário e endométrio; proteção contra doenças cardiovasculares; proteção contra a osteoporose.

Fonte: Jornal Diário da Manhã