Substância é um conjunto de gorduras necessárias para o organismo exercer algumas funções corretamente

A Policlínica Estadual de Quirinópolis realizou uma atividade educativa para os pacientes sobre o colesterol. A nutricionista Érika Rodrigues abordou o tema, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Colesterol, comemorado em 8 de agosto.

A profissional explica que a data foi criada para promover ações de conscientização e prevenção contra o colesterol alto, que é considerado um dos fatores que mais contribuem para o desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares. “Segundo o Ministério da Saúde, essas doenças são a primeira causa de mortalidade no Brasil, com 300 mil mortes anuais, cerca de 40% da população brasileira tem o colesterol elevado”, disse.

De acordo com a nutricionista, o colesterol é uma substância essencial para o correto funcionamento do organismo, compõe células do coração, intestino, músculo, pele, fígado, nervos e cérebro, atua também na digestão, na produção de determinados hormônios, vitaminas e membranas celulares

“Ele é um conjunto de gorduras necessárias para o organismo exercer algumas funções corretamente. Portanto, precisamos dele, mas é preciso de forma equilibrada para manter as taxas regulares. O colesterol é insolúvel em água, para ser transportado ele precisa das lipoproteínas, que são as frações do colesterol, são as moléculas que carregam pelo corpo”, afirmou.

Segundo a nutricionista, o HDL é considerado o ‘colesterol bom’ e o LDL é denominado de ‘colesterol ruim’. “ Cada grupo contribui para redução ou aumento dos índices. Quando em desequilíbrio no organismo, o colesterol torna-se fator de risco e aumenta a incidência de AVC, mortes súbita, angina e doenças coronarianas”, explicou.

Érika abordou ainda que os triglicerídeos têm a função de armazenar energia. “Com alimentação adequada conseguimos em até um mês sua redução em até 50%. É advindo da alimentação rica em massas ou gorduras saturadas”, frisou.

Fonte: Diário da Manhã