Doença inflamatória crônica gera danos nas células do sistema nervoso

Em alusão ao Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, a Policlínica Estadual de Quirinópolis promoveu uma palestra para os usuários da unidade de saúde sobre a doença.

“A esclerose múltipla é uma doença inflamatória crônica que gera danos nas células do sistema nervoso A condição crônica acomete de 35 a 40 mil pessoas no Brasil, dos quais até 40% necessitam de benefício previdenciário por incapacidade laboral, momentânea ou permanente”, explicou o médico Wilton Pereira dos Santos.

De acordo com o Dr. Wilton, os sintomas mais comuns da doença são fraqueza muscular, dificuldade de locomoção, tremores, problemas visuais, problemas cognitivos, entre outros. “Se os sintomas forem compatíveis, a pessoa deve realizar exames clínicos e radiológicos necessários para confirmação do diagnóstico”, afirmou.

Segundo o médico, além do tratamento medicamentoso há também terapias de neurorreabilitação, que podem auxiliar no tratamento do paciente de esclerose múltipla, aumentando a qualidade de vida. “Entre elas estão o acompanhamento com o neurologista, psiquiatra e urologista”, disse.

O paciente de esclerose múltipla tem direito a medicamentos e transporte gratuitos, isenção de impostos, prioridade de Justiça e aposentadoria por invalidez são alguns dos direitos previstos em lei.

Durante a palestra, foram repassadas informações valiosas sobre a inserção desse paciente na sociedade e como é fundamental o apoio da família, na fase de descoberta e principalmente tratamento da doença.