Evento abordou a importância da gestão estratégica de custos para a sustentabilidade financeira em organizações sociais de saúde

Uma equipe da Policlínica Estadual da Região Sudoeste, em Quirinópolis, participou do Workshop Planisa – A importância da gestão estratégica de custos para a sustentabilidade financeira em organizações sociais de saúde. O evento aconteceu no Hotel Holiday Inn, em Goiânia.

O Workshop abordou os cenários de desafios e oportunidades das organizações como tempo de atendimento, eficiência clínica, eficiência operacional, qualidade e segurança. Destacou importância da gestão e da liderança onde a gestão envolve planejamento, organização, orçamentos, recrutamentos e resoluções. Já liderança, envolve definir uma direção, alinhamento de pessoal e motivação. Além disso, retratou sobre a gestão clínica, sustentabilidade econômica, e cultura nas organizações, que são papéis fundamentais para os desenvolvimentos das unidades.

O coordenador operacional da Policlínica de Quirinópolis, Gabriel Correa, explicou que para uma gestão de custos eficaz é necessário um trabalho em equipe com acompanhamento e suporte a todas as áreas de atuação da unidade.

A analista administrativo Ettiely Carolaine, que também participou do evento, disse que a apuração de custos hospitalares é uma poderosa ferramenta de gestão que possibilita a eficaz administração dos recursos utilizados na consecução das atividades operacionais das instituições de saúde.

“O permanente acompanhamento dos custos permite a implantação de medidas corretivas que visam um melhor desempenho das unidades com base na possível redefinição das atividades assistenciais, aumento de produtividade, racionalização do uso de recursos ou outras medidas sustentáveis, racionais e administrativas”, afirmou.

Para a assistente administrativo Maria Eduarda, a gestão estratégica de custos desempenha um papel crucial na sustentabilidade financeira de organizações sociais de saúde que possam continuar a fornecer serviços essenciais de forma sustentável, maximizando o impacto de seus recursos limitados, ajudando a otimizar recursos e garantir a eficiência operacional.

Fonte: Diário da Manhã