Divulgação

Meta de segurança tem o intuito de reduzir a ocorrência de incidentes, assegurando que o cuidado seja prestado à pessoa para a qual se destina.

Pensando no lema da campanha do Dia Mundial da Segurança do Paciente “Eleve a voz dos pacientes!”, o Núcleo de Segurança do Paciente da Policlínica da Região Sudoeste Quirinópolis falou com os pacientes sobre a meta 1 – identificar corretamente o paciente.

Os membros do núcleo Delmon Ribeiro e Natália Rodrigues iniciaram a atividade avaliando o próprio trabalho e perguntando aos pacientes se eles estavam identificados. Posteriormente, perguntaram se os pacientes sabiam da importância da sua identificação correta.

“O processo de identificação assegura ao paciente que a ele seja destinado a determinado tipo de procedimento ou tratamento, prevenindo a ocorrência de danos decorrentes de erros, muitas vezes, evitáveis. Além disso, possibilita a correta individualização da pessoa de que modo que o paciente certo, faça o procedimento correto, no lugar correto”, explicaram.

Os palestrantes destacaram que o profissional de saúde, antes de realizar um procedimento, deve fazer a conferência dos marcadores de segurança, que são o nome do paciente, data de nascimento e nome da mãe.

A Policlínica revelou aos pacientes que eles podem contribuiu para que a segurança na identificação correta aconteça efetivamente, destacando a necessidade trazer documentos atualizados para cadastros, e deixarem as etiquetas expostas para a visualização das informações, e caso as etiquetas caiam ou se danifiquem, que seja solicitado a troca.

De acordo Delmon Ribeiro e Natália Rodrigues, as ações que envolvem as metas da segurança do paciente têm como objetivo apresentar a relevância desse processo. Além de engajar os pacientes, para que eles estejam ativos nas ações que garantam um serviço prestado com qualidade e segurança.