Data alerta a população sobre os sintomas e a prevenção da doença, popularmente conhecido como derrame cerebral

A médica neurologista da Policlínica Estadual de Quirinópolis, Dra. Alessandra Da Silva De Souza Silva, promoveu uma palestra para pacientes e colaboradores sobre o Dia Mundial de Combate ao AVC.

“O AVC decorre da alteração do fluxo de sangue ao cérebro onde é responsável pela morte de células nervosas da região cerebral atingida. Ele pode se originar de uma obstrução de vasos sanguíneos, o chamado acidente vascular isquêmico, ou de uma ruptura do vaso, conhecido por acidente vascular hemorrágico”, explicou.

Divulgação

De acordo com a neurologista, muitos sintomas são comuns aos acidentes vasculares isquêmicos e hemorrágicos, como: dor de cabeça muito forte no início súbito e acompanhado de vômitos, fraqueza ou dormência na face, nos braços ou nas pernas, paralisia. Perda súbita da fala ou dificuldade para se comunicar e compreender o que se diz, perda da visão ou dificuldade para enxergar com um ou ambos os olhos.

“Outros sintomas do acidente vascular isquêmico são: tontura, perda de equilíbrio ou de coordenação. Os ataques isquêmicos podem manifestar-se também com alterações na memória e na capacidade de planejar as atividades diárias, bem como a negligência. Neste caso, o paciente ignora objetos colocados no lado afetado, tendendo a desviar a atenção visual e auditiva para o lado normal, em detrimento do afetado”, comentou a Dra. Alessandra Silva.

A médica falou ainda sobre fatores de risco: hipertensão, diabetes, tabagismo, consumo frequente de álcool e drogas, estresse, colesterol elevado, doenças cardiovasculares, sobretudo as que produzem arritmias, sedentarismo e doenças do sangue