Data busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico e cuidados

A Policlínica de Quirinópolis realizou uma palestra nesta terça-feira, 14, em alusão ao Dia Mundial do Diabetes. O objetivo foi reforçar a conscientização a respeito da doença, principalmente para evidenciar a importância da prevenção e oferecer alternativas para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes.

A nutricionista Maria Flora apresentou a importância da alimentação saudável e mudanças nos hábitos de vida para prevenir a doença. “O Diabetes Mellitus é uma doença crônica provocada pela falta de insulina ou da incapacidade do organismo de utilizá-la adequadamente. A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, controla a quantidade de glicose no nosso sangue ou, em outras palavras, os níveis de açúcar”, explicou.

Segundo a profissional, quando uma pessoa tem diabetes, ela não consegue utilizar a glicose adequadamente, provocando um déficit na metabolização desse carboidrato. Esses casos são caracterizados por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente, condição que pode provocar danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

Maria Flora falou sobre os tipos de diabetes, que são: tipo 1, tipo 2, diabetes gestacional e pré-diabetes, e abordou a importância das mudanças nos hábitos de vida e na prática de exercícios aliados no controle e prevenção de diversas doenças, entre elas o diabetes. “O ideal é basear a alimentação em alimentos in natura e minimamente processados, evitando o consumo de ultraprocessados que são ricos em gorduras, sal, açúcar e aditivos químicos”, disse.

Pessoas com diabetes devem consumir diariamente verduras, legumes e frutas, preferencialmente crus, por possuírem maiores quantidades de fibras. Já as frutas devem ser consumidas em quantidades adequadas e distribuídas corretamente ao longo do dia.

“É importante lembrar que os carboidratos têm maior efeito nos níveis de glicose do sangue, portanto é importante controlar o consumo de doces, massas e gorduras. Além disso, a prática de atividade física ajuda a controlar a glicemia, manter o peso saudável e controlar o estresse, fatores que também contribuem para a evolução da doença. Ter uma vida fisicamente ativa e uma alimentação saudável é fundamental, tanto para prevenir quanto para controlar o diabetes”, reforçou.

A profissional destacou que “um estilo de vida saudável é seu melhor aliado contra a doença”.

Fonte: Diário da Manhã