Divulgação

Atividade explicou a respeito do preenchimento das fichas, envio de lote, e o sistema E-sus

A Policlínica Estadual de Quirinópolis realizou um treinamento para os colaboradores do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da unidade (NVE). A capacitação foi conduzida pelas responsáveis pela Vigilância Epidemiológica Municipal, Iapunira Dantas Sousa e Silvana Alves Vilela Mendes.

“O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan NET) tem como objetivo coletar, transmitir e disseminar dados gerados rotineiramente pelo Sistema de Vigilância Epidemiológica das três esferas de governo, através de uma rede informatizada, para apoiar o processo de investigação e dar subsídios à análise das informações de vigilância epidemiológica das doenças e agravos de notificação compulsória”, explicaram.

Além disso, as palestrantes abordaram sobre o preenchimento das fichas de notificação compulsória, o envio de lote para o município e o sistema E-sus. “O principal motivo da notificação é fornecer para os órgãos competentes informações de doenças/agravos/eventos, que são transmissíveis, apresentam letalidade ou outro tipo de impacto na saúde. A partir disso, poderão ser tomadas medidas de promoção, proteção e controle”, afirmaram.

Fonte: Diário da Manhã