Divulgação

Condição clínica é definida por uma piora repentina das condições fisiológicas do paciente, que gera sinais e sintomas agudos e, distúrbios orgânicos

A Policlínica Estadual de Quirinópolis promoveu uma qualificação para os colaboradores da unidade de saúde a respeito do protocolo de prevenção de deterioração clínica em pacientes adultos.

O médico Wilton Pereira dos Santos explica que a deterioração clínica do paciente é definida como distúrbio fisiológico sério ou uma piora repentina das condições fisiológicas do paciente, que gera sinais e sintomas agudos e, consequentemente, distúrbios orgânicos.

“Essas repercussões clínicas são precedidas por alterações dos parâmetros vitais, muitas vezes reconhecidos tardiamente pelos profissionais de enfermagem e médicos. As alterações fisiológicas, de um ou mais parâmetros vitais, aumentam a probabilidade de morte dos pacientes ou desencadeiam internações não planejadas em leitos de UTI”, disse.

Segundo Dr. Wilton Pereira dos Santos, de forma a reconhecer precocemente uma deterioração aguda do paciente, ferramentas de rastreio precoce estão sendo utilizadas como instrumentos de apoio à decisão da equipe de enfermagem. “O escore de alerta precoce modificado (MEWS-Modifield Early Warning Score), constitui um instrumento que interpreta precocemente as alterações de parâmetros fisiológicos vitais e o declínio clínico, permitindo a resposta rápida da equipe que o assiste, na implantação de uma intervenção efetiva que evite a piora clínica ou desfechos graves”, afirmou.

O médico destaca destaca que o treinamento possibilita a identificação precoce desses sinais clínicos e evita-se o agravamento clínico dos pacientes atendidos na unidade.