Atividade foi direcionada para colaboradores e pacientes da unidade de saúde

O médico Wilton Pereira dos Santos ministrou uma palestra para os colaboradores e pacientes da Policlínica Estadual de Quirinópolis sobre a diferença entre doenças que afetam o trato respiratório.

Segundo o Dr. Wilton Pereira dos Santos, a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. “A tuberculose é uma doença de transmissão aérea, que ocorre a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, expelidos pela tosse, espirro ou fala de doentes com tuberculose pulmonar ou laríngea. Somente pessoas com essas formas de tuberculose ativa transmitem a doença”, disse.

A vacina BCG utilizada no Brasil é preparada com bacilos vivos atenuados, e apresenta eficácia em torno de 75% contra as formas miliar e meníngea da TB, em indivíduos não infectados pelo Mycobacterium tuberculosis. No entanto, esta proteção pode variar conforme a prevalência dos agravos e a resposta de cada indivíduo. A vacina está disponível gratuitamente. A

O médico explicou que a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) consiste em uma síndrome definida pela obstrução crônica, difusa e irreversível das vias aéreas inferiores, acompanhada de sintomas respiratórios. Apesar de só comprometer os pulmões, a doença é capaz de produzir repercussões sistêmicas importantes.

“Na composição da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) vamos encontrar duas doenças principais: a bronquite obstrutiva crônica e o enfisema pulmonar. Em geral, as duas doenças estão presentes simultaneamente, quase sempre com predomínio de uma delas”, comentou.

A DPOC é a quarta causa principal de morte no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os dados de prevalência para o Brasil obtidos até o momento permitem estimar a DPOC em adultos maiores de 40 anos em 12% da população, ou seja, 5.500.000 indivíduos. “Ela é uma enfermidade respiratória prevenível e tratável, que se caracteriza pela presença de obstrução crônica do fluxo aéreo, que não é totalmente reversível”, afirmou.

Já as pneumonias, são doenças inflamatórias agudas de causa infecciosa que acometem os espaços aéreos e são causadas por vírus, bactérias ou fungos. O tratamento depende do quadro clínico do paciente, da resistência aos antimicrobianos e da gravidade do paciente.

O palestrante destaca que conhecer a diferença entre as doenças e buscar suporte especializado no início do quadro clínico, possibilita melhores resultados da intervenção relacionada à comorbidade.