Data promove e apoia uma cultura de lavagem das mãos, ao mesmo tempo que aumenta a consciência e a compreensão dessa prática eficaz e econômica

Para lembrar o Dia Mundial da Higiene das Mãos, comemorado em 5 de maio, a Policlínica Estadual de Posse realizou uma atividade educativa e divertida para conscientizar sobre a importância da prática. Durante a ação, que foi idealizada pela enfermeira Thaise Ynara Ribeiro, colaboradores participaram de uma dinâmica de lavagem das mãos, onde os colaboradores vestiram luvas e com os olhos vendados fizeram a técnica da lavagem das mãos, com a tinta simulando sabonete.

“Observamos as técnicas usadas e, ao final, retiramos as vendas, mostrando onde a luva ficou limpa, sem tinta, e explicando qual passo não foi realizado corretamente. Assim, destacamos a importância da higienização das mãos e premiamos aqueles que seguiram os passos corretamente”, explicou Thaise Ynara.

De acordo com a enfermeira, a atividade também foi realizada com pacientes. “Muitos não sabiam realizar a higiene das mãos da forma correta, então ensinamos a técnica para que eles possam repassá-la a seus filhos, netos e outras pessoas próximas. Ao final, eles também ganharam brinde pela participação”, disse.

Thaise Ynara ressalta que a ação sobre a higienização das mãos foi de extrema importância, e que a equipe desenvolveu placas informativas para conscientizar pacientes e colaboradores sobre a relevância desse hábito.

Fonte: Jornal Diário da Manhã.