Meta é atender 300 mulheres com mamografia e exames de colo uterino no município. Meta é reduzir fila de espera por esse exame

A cidade de Caiapônia recebe essa semana a Unidade Móvel de Prevenção de Câncer de Mama e de Colo Uterino, da Policlínica Estadual de Quirinópolis. O objetivo é prestar atendimentos de mamografia e exames citopatológicos em mulheres acida de 45 anos que foram triadas no município e atingir até 300 pessoas.

A Carreta da Prevenção, como é conhecida a unidade móvel do Governo de Goiás percorre os municípios prestando esse atendimento e Caiapônia estava na programação. Caiapônia tem uma população de 19.100 habitantes e quase 6.000 mulheres em idade de realizar mamografia.

De acordo com o coordenador-geral da Policlínica Estadual de Quirinópolis, Heleno Martins, o serviço é agendado com as secretarias municipais e a Regulação das Secretaria de Saúde do Estado de Goiás. “Levamos esse serviço de excelência e humanização onde a interação das secretarias do Estado e dos municípios agendam com a população. Até o final desse semestre nossa demanda está lotada”, comenta.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica de Serviços de Saúde de Caiapônia, Aparecida Mendes da Silva, o atendimento será importante para adiantar a fila de espera que as mulheres do município tem para realizar esses exames.

“Normalmente conseguimos regular para Jataí e levar essas pacientes lá pra fazer a mamografia. Mas, com uma unidade móvel vindo a nossa cidade assim é muito mais fácil e rápido. Esperamos receber essa unidade mais vezes”, comenta.