Mulheres do município têm até o dia 28 de abril para realizar exames de mamografia e Papanicolau

As mulheres de Chapadão do Céu têm até o dia 28 de abril para realizar mamografia e exame citopatológico de colo de útero (Papanicolau) sem precisar sair do município. A Carreta da Prevenção ligada à Policlínica Estadual da Região Sudeste – Quirinópolis está na cidade para atendimentos desde o dia 10 de deste mês.

A Unidade Móvel está instalada no centro da cidade. O funcionando é de segunda a sexta das 7h às 17h, exceto no feriado de Tiradentes, dia 21 de abril. Para realizar os exames, basta comparecer ao local com os documentos pessoais e cartão do SUS. A mamografia é realizada em mulheres de 40 a 69 anos, já o preventivo é a partir dos 25 até os 64 anos.

A cozinheira Marlucia de Oliveira Gonçalves,, de 52 anos, conta que é a terceira vez que faz mamografia, sendo a primeira que realiza sem precisar deixar a cidade. “Foi muito bom fazer os exames. Aqui não faz mamografia e a vinda da Carreta é uma facilidade para as mulheres de Chapadão do Céu. Eu gostei muito”, disse.

A Carreta da Prevenção é um serviço de saúde itinerante com o objetivo de fortalecer a rede preventiva contra o câncer de mama e de colo de útero. Detectar a doença na fase inicial aumenta as chances de cura.

Fonte: Diário da Manhã