Em sete dias de atendimento, foram realizadas 209 mamografias e 138 preventivos

As mulheres do município de Montividiu, localizado na região Sudoeste de Goiás, puderam realizar exames de mamografia e citopatológico de colo de útero (Papanicolau). A cidade recebeu de 15 a 21 de maio a Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo Uterino, vinculada à Policlínica de Quirinópolis.

O diretor-geral da Policlínica de Quirinópolis, Gabriel Correa Parreira, explica que a Carreta da prevenção é um serviço itinerante de atenção à saúde da mulher. “O objetivo da Unidade Móvel é facilitar o acesso aos exames de mamografia e preventivo, que, geralmente, demoram para ser realizados em uma unidade de saúde”, disse.

De acordo com Gabriel, a atuação da carreta reforça a importância da política de prevenção do câncer. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de pele. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental e aumenta as chances de cura”, frisou.

Para a coordenadora da Atenção Básica de Montividiu, Simone Peres, foi gratificante receber a carreta na cidade. “As atividades da Unidade Móvel concretizam o trabalho da atenção primária, que conscientiza e orienta a prevenção. Agradecemos o trabalho da equipe da carreta e esperamos ansiosos pelo retorno”, afirmou.

A gestora ainda agradeceu os colaboradores da saúde que se esforçaram de forma direta e indireta para que fosse possível os atendimentos. Gratidão à secretária de saúde Kelly Coutinho, por apoiar e buscar projetos para atender a população”, concluiu.

Fonte: Diário da Manhã