Unidade móvel ligada a Policlínica de Quirinópolis promove saúde e qualidade de vida das mulheres goianas, e reforça a importância da política de prevenção

Mulheres com 40 anos ou mais podem realizar realizar mamografias e exame citopatológico de colo de útero (Papanicolau) na Carreta da Prevenção que chega em Chapadão do Céu nesta Terça-feira,16, e permanece na cidade até a próxima sexta-feira, 19. Para fazer os exames, não é necessário pedido médico. Basta estar na faixa etária da campanha, apresentar documento pessoal e ter realizado o agendamento com a Secretaria Municipal de Saúde.

A Carreta da Prevenção, como é conhecida a Unidade Móvel, é um serviço do Governo de Goiás e está ligada a Policlínica Estadual da Região Sudoeste – Quirinópolis e percorre municípios levando esses exames gratuitos. O atendimento acontece das 7h às 17h  e diariamente poderão ser realizados até 68 exames, todos feitos na hora.

Com as ações da Carreta da Prevenção, as mulheres têm acesso imediato a exames que levariam muito mais tempo para serem realizados em unidades de saúde. Além disso, o impacto das atividades, reforça a importância da  política de prevenção.

De acordo com o coordenador geral da Policlínica de Quirinópolis, Paulo Fernandes, o programa é uma estratégia de saúde que fortalece a rede preventiva,  principalmente contra o câncer. “A Secretaria de Estado de Saúde de Goiás tem como prioridade promover a saúde e qualidade de vida das mulheres goianas. Assim, fortalecemos as estratégias de diagnóstico precoce e a prevenção contra o câncer de mama e colo de útero no estado”, explica.

A atuação da carreta é permanente e se estende durante todo o ano para levar saúde às comunidades mais distantes.