Divulgação

Profissionais promoveram atividades com os pacientes do setor de hemodiálise da unidade de saúde

A equipe multiprofissional da Policlínica de Quirinópolis promoveu para os pacientes da hemodiálise uma atividade educativa sobre a saúde dos rins. Foi realizada a prática integrativa de aromaterapia com entrega de óleos essenciais “Os óleos essenciais podem afetar nosso humor de uma forma positiva e balanceada, gerando bem-estar e melhorando a saúde física e mental. O tratamento por meio da aromaterapia pode ajudar a combater insônia, estresse, ansiedade, dores musculares e de cabeça, depressão, entre outras doenças e desconfortos”, explicou a equipe

Os profissionais promoveram exercícios com auxílio de bolas e faixas elásticas, e auriculoterapia. ”A auriculoterapia tem se mostrado uma abordagem terapêutica benéfica para pacientes submetidos à hemodiálise”, comentaram. Durante as sessões, os pacientes relatam uma experiência relaxante e reconfortante, o que contribui positivamente para o seu bem-estar.

De acordo com a equipe multiprofissional, essa prática tem impactado de forma positiva a qualidade de vida desses pacientes, auxiliando no alívio de sintomas como ansiedade, estresse e desconfortos associados ao tratamento de hemodiálise. “A aplicação da auriculoterapia nesse contexto especial tem demonstrado resultados significativos, promovendo não apenas o alívio de sintomas físicos, mas também o equilíbrio emocional e mental dos pacientes. Através da estimulação de pontos específicos na orelha, essa técnica milenar da medicina tradicional chinesa tem proporcionado uma sensação de tranquilidade e relaxamento, melhorando a experiência durante as sessões de hemodiálise”, frisou.

Os pacientes relatam uma diminuição da sensação de dor, uma melhora na qualidade do sono e uma redução dos níveis de ansiedade após as sessões de auriculoterapia. Além disso, a prática regular dessa terapia complementar tem contribuído para fortalecer o sistema imunológico, promover a circulação sanguínea e aumentar a sensação de bem-estar geral dos pacientes em hemodiálise.

Para finalizar, foi realizada musicoterapia como recurso terapêutico. A música é uma forma de comunicação e expressão emocional, além do mais a música tem o poder de transcender barreiras e se conectar com as pessoas, de maneiras que palavras, muitas vezes, não conseguem.