Cidade recebeu a Unidade Móvel de Prevenção de Câncer de Mama e Colo Uterino da Policlínica de Quirinópolis. Em três dias de atendimento, foram realizados 79 exames

A cidade de Porteirão, município com cerca de 3.900 habitantes, recebeu nesta semana os serviços da Unidade Móvel de Prevenção de Câncer de Mama e Colo Uterino da Policlínica Estadual da Região Sudeste – Quirinópolis. A Carreta da Prevenção realiza exames de mamografia e preventivo de câncer de colo de útero com uma estrutura capaz de beneficiar pacientes em regiões distintas.

Os atendimentos foram iniciados na segunda-feira, 6, e aconteceram até a tarde desta quarta-feira, 8 de junho. De acordo com a enfermeira Valéria Gomes da Costa, foram realizadas 36 mamografias e 43 coletas de Papanicolau. Para a realização dos exames, as pacientes tiveram que realizar um agendamento junto à Secretaria Estadual de Saúde, através do Complexo Regulador.

Valéria destaca que com as atividades da Carreta, as mulheres do estado de Goiás têm acesso rápido à mamografia e ao preventivo, exames que levam um certo tempo para serem realizados em unidades de saúde. Além disso, as ações conscientizam sobre a importância da política da prevenção quando o assunto é saúde. “A Unidade Móvel proporciona exames gratuitos, com profissionais qualificados e equipamentos modernos, sem que a mulher precise sair de seu município”, disse.

A servidora pública Aparecida Gomes Santos, de 50 anos, realizou o preventivo na Unidade Móvel. Para ela, a atuação da carreta em Porteirão foi excelente. “Poder realizar o exame na nossa cidade é uma facilidade pra gente se prevenir. O atendimento foi rápido e realizado com muita atenção pelas profissionais”, afirmou.

Fonte: Jornal diário da Manhã.