Psicóloga da unidade abordou sobre as condições e critérios para realização desse ato de solidariedade

A Policlínica Estadual da Região Sudoeste – Quirinópolis promoveu uma atividade em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro. A psicóloga Ana Luiza Ferreira Moreira falou com pacientes, colaboradores e acompanhantes sobre a importância da doação de sangue.

Ana Luiza falou sobre as condições básicas necessárias para doar sangue. Ela explicou que antes da doação o voluntário passa pelo cadastro, pré-triagem, triagem clínica e finaliza com a coleta da bolsa de sangue. “A doação é um gesto humanitário de segurança nacional. Em algum momento um familiar ou um conhecido já precisou, ou, poderá precisar de transfusão sanguínea”, frisou a psicóloga.

A profissional destacou os critérios para a doação de sangue. Segundo Ana Luíza, para doar tem que ter entre 16 e 69 anos, doadores menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um dos responsáveis legais (pai ou mãe). É necessário estar bem de saúde e pesar mais de 50 kg, apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial.

“Doar sangue não é apenas um ato de solidariedade. É um ato de vida, de cidadania e de amor ao próximo. Cada doação pode ajudar a salvar até quatro vidas. Por isso, precisamos ter essa conscientização e realizar a doação”, acrescenta Ana Luíza.