Unidade criou um espaço para promover a educação preventiva e a demonstração de alguns hábitos saudáveis

A Policlínica Estadual da Região Sudoeste, em Quirinópolis, realizou uma ação sobre o Dia Mundial da Saúde Mental. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é o termo relacionado à forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza suas ideias e emoções. Diariamente, vivenciamos uma série de emoções, boas ou ruins, mas que fazem parte da vida.

Partindo do princípio de que a unidade deve cuidar da saúde mental dos colaboradores, a Policlínica de Quirinópolis preparou uma estratégia para acolhimento e motivação dos profissionais, um espaço para promover a educação preventiva e a demonstração de alguns hábitos saudáveis trazendo qualidade vida dentro da instituição.

Foi realizado um trabalho multidisciplinar com os colaboradores, que participaram de atividades como alongamento com a Fisioterapeuta Gleiciane Mazalli, relaxamento guiado com a psicóloga Bruna Souza. Além disso, foi realizada uma oficina de produção de cartões motivacionais para serem utilizados como âncoras em momentos de estresse e desânimo. A nutricionista Érica promoveu orientações nutricionais e os participantes fizeram uma degustação de lanche saudável. Durante a ação, a psicóloga Bruna de Souza explicou que o desequilíbrio emocional facilita o surgimento de doenças mentais. “Podemos dizer que a saúde mental contempla, entre tantos fatores, a nossa capacidade de sensação de bem-estar e harmonia, a nossa habilidade em manejar de forma positiva às adversidades e conflitos, o reconhecimento e respeito dos nossos limites e deficiências, nossa satisfação em viver, compartilhar e relacionar com os outros algo”, disse. Cuidar da saúde mental evita o desencadeamento de diversas doenças, como depressão e ansiedade. A falta de informação adequada, falta educação preventiva, ou seja, falta conhecimento sobre a relevância desse campo para atenuar as comorbidades geradas por doenças de outros sistemas. O espaço proporcionou uma educação continuada sobre o tema e contribuiu para realização de um momento de acolhimento e interativo dos colaboradores locais.

A data

Comemorado em 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental traz uma reflexão e um alerta sobre a atitude de olharmos para a condição da saúde da nossa mente. A data foi instituída em 1992 pela Federação Mundial da Saúde Mental. Foi celebrado pela primeira vez em 1992 por iniciativa da Federação Mundial para Saúde Mental, uma organização global de saúde mental com membros e contatos em mais de 150 países. Cuidar da saúde mental evita o desencadeamento de diversas doenças, como depressão e ansiedade. A falta de informação adequada, falta educação preventiva, ou seja, falta conhecimento sobre a relevância desse campo para atenuar as comorbidades geradas por doenças de outros sistemas.

Fonte: Diário da Manhã