Campanha tem o objetivo de sensibilizar sobre a necessidade de se investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável

Em alusão ao Abril Verde, campanha tem o objetivo de sensibilizar sobre a necessidade de se investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável, a Policlínica Estadual da Região Sudoeste, em Quirinópolis realizou uma palestra com tema ‘Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida’, que é comemorado dia 06 de abril.

De acordo com a nutricionista Erica Rodrigues, a promoção da saúde é uma das estratégias do setor de saúde para buscar a melhoria da qualidade de vida da população. O objetivo dessa data é conscientizar cada vez mais para que possamos adquirir uma rotina que melhore sua qualidade de vida e promova a saúde”, afirmou.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.

Erica ressalta que qualidade de vida envolve bem-estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional. Além, de relacionamentos sociais, como família e amigos e, também, saúde, educação, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida.

Em sua apresentação, a psicóloga Bruna de Souza realizou um ‘Mini-mental’ com os participantes. “Tata-se de um teste breve de rastreio cognitivo para identificação de demência. O mini exame do estado mental avalia cinco grandes áreas da função cognitiva, que incluem a orientação, a retenção, a atenção e cálculo, a evocação e a linguagem”, explicou a profissional.

Para finalizar, a técnica de segurança do trabalho Ana Paula destaca que a data chama a atenção para a reflexão sobre a importância de uma rotina de vida que permita a inclusão de hábitos saudáveis. “A saúde é uma questão premente e, nos dias atuais, não está somente associada à prática de atividade física, alimentação equilibrada ou, ainda, a ausência de doenças; embora esses fatores sejam importantes para uma vida saudável e com qualidade. O tema compreende também a saúde mental ou psíquica e a social, considerando a interação do indivíduo ou da coletividade com o meio ambiente de trabalho, a família, os amigos e outros meios de convívio social”, frisou.

Abril Verde

Abril verde – mês de conscientização de Saúde e Segurança do Trabalho. O mês de abril foi escolhido em homenagem à memória de 78 mineiros vítimas de um acidente de trabalho em 28 de abril de 1969, em Farmington, West Virginia (EUA). Assim, o mês de abril, com a cor verde da segurança do trabalho, dispõe agora do Abril Verde, uma campanha para se pensar em segurança.

O objetivo do Movimento é sensibilizar trabalhadores, empresários, sindicatos e governos sobre a necessidade de se investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável. Além disso, busca-se chamar a atenção para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, que muitas vezes são evitáveis.

Fonte: Diário da Manhã