Atividade foi em alusão ao Outubro Rosa, mês que conscientiza sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero

O mês de outubro é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como “Outubro Rosa”, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

Nesse sentido, a Policlínica Estadual da Região Sudoeste – Quirinópolis realizou uma ação voltada à saúde da mulher para as colaboradoras, com o tema ‘Abordagem Fisioterapêutica nas Disfunções de Assoalho Pélvico’, conduzida pela fisioterapeuta Daiane Ribeiro Arantes.

De acordo com a palestrante, a fisioterapia, junto a equipe multidisciplinar, possui um papel fundamental no tratamento e na recuperação das disfunções relacionadas ao assoalho pélvico. Daiane tratou de temas como amor-próprio e auto-observação. Além disso, apresentou as características das disfunções do assoalho pélvico e como pode impactar a vida das mulheres, apresentando estratégias e ações que visem o tratamento e prevenção das possíveis patologias que poderão ser derivadas dessas disfunções.

A profissional alertou sobre a importância do equilíbrio das forças musculares que compõem o assoalho pélvico e da sua íntima relação com os órgãos pélvicos, uretra, vagina, bexiga, ânus e reto. Destacando ser um equilíbrio delicado, que necessita de uma abordagem multidisciplinar, envolvendo ginecologistas, urologistas, coloproctologistas e fisioterapeutas.

A palestra apresentou ainda a importância das mulheres se conscientizarem do que é seu assoalho pélvico, para protegê-lo durante as diversas fases da vida, evitando doenças futuras e obtendo uma melhor qualidade de vida ao longo dos anos.

Fonte: Diário da Manhã