Atividade reforçou com os colaboradores o compromisso com atendimentos e processos seguros

Em alusão ao Abril pela Segurança do Paciente, a Policlínica Estadual da Região Sudoeste, em Quirinópolis, unidade certificada ONA, realizou uma atividade para comemorar os dez anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente e reforçar com os colaboradores o compromisso com atendimentos e processos seguros.

De acordo com Luiz Eduardo Veras e Silva, o programa foi instituído em 2013 com o objetivo de promover a cultura da segurança do paciente no País, por meio de ações voltadas para a prevenção de eventos adversos e para a melhoria contínua da qualidade dos serviços de saúde. Desde então, foram implementadas diversas iniciativas para garantir que os pacientes recebam um atendimento seguro e de qualidade.

Neste ano, o tema do Programa é Compartilhar os avanços para acelerar a mudança. O objetivo é estimular que os trabalhadores da saúde, serviços de saúde, universidades, escolas de saúde e gestores da saúde (secretarias de saúde) compartilhem experiências exitosas. O palestrante apresentou as seis metas para segurança do paciente, com o objetivo de oferecer um ambiente cada vez mais seguro aos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.

Além disso, foi abordado como a Segurança do Paciente está acontecendo na unidade, a quantidade de incidentes e/ou eventos adversos notificados nos últimos meses em comparação com os atendimentos realizados levantando os questionamentos: estamos de fato atentos aos incidentes que envolvam o paciente? Nosso comportamento é de atendimento seguro? O quão importante as ações que envolvem a segurança impactam a curto, médio e longo prazo a vida do paciente?

Posteriormente, foi realizada uma dinâmica com a equipe sobre perguntas referente as metas e programa apresentado. “O intuito foi informar e reforçar o tema de maneira divertida e participativa”, finalizou Luiz Eduardo.