Nutricionista Érica rodrigues abordou a importância da alimentação saudável para uma boa saúde

A nutricionista Érica Rodrigues realizou uma palestra na Policlínica Estadual da Região Sudoeste – Quirinópolis sobre o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, comemorado em 31 de março. “A data foi criada no Brasil para incentivar os brasileiros a cuidarem mais da alimentação. Todos sabemos da relação entre o que comemos e a nossa saúde, mas esta data tem o objetivo de reforçar esta informação”, explicou a profissional.

De acordo com Érica, para ter saúde é preciso ter uma alimentação saudável e nutrir o corpo de maneira adequada, mais natural possível, com os alimentos na sua forma natural, evitando processados e ultra processados.“O hábito alimentar do brasileiro tem sido marcado pelo consumo excessivo de sódio, açúcar e gorduras saturadas levando a um aumento do risco de doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão arterial, obesidade, diabetes e dislipidemias que, por sua vez, aumentam o risco do infarto e do derrame cerebral”, afirma.

A nutricionista destaca que ter uma boa alimentação é mais do que satisfazer a fome. “Uma alimentação saudável tem que incluir o consumo de nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo humano, e isso leva a um aumento da qualidade de vida. Uma dica para uma melhor nutrição é consumir menos alimentos processados e passar a ingerir mais produtos naturais e frescos”, revela.

“No atual cenário, em meio a crise, pandemia e correria do dia a dia, muitas vezes nos esquecemos de colocar a nossa saúde em primeiro lugar. A adoção de uma nova postura, aliada a hábitos alimentares saudáveis e padronização dos níveis de atividade física, pode evitar diversos fatores de risco na população”, disse.

Erica reforça que a prática de atividade física regular também é benéfica para a saúde e tem efeitos na resposta do corpo à absorção dos nutrientes. Além disso, é preciso hidratar o corpo e tomar a quantidade de água recomendada para nosso organismo. “Para uma boa nutrição é necessário ter uma dieta regular e equilibrada, buscando fornecer a quantidade e a variedade adequada de nutrientes para o organismo”, finalizou.