Campanha internacional alerta para redução de acidentes de trânsito

A técnica de segurança do trabalho Ana Paula Batista promoveu uma palestra para os colaboradores da Policlínica Estadual da Região Sudoeste, em Quirinópolis, sobre o Maio Amarelo. Com o tema “Minha escolha faz a diferença”, a profissional abordou dicas de segurança no trânsito.

“É necessário adotar comportamentos seguros no trânsito, como respeitar os limites de velocidade, não dirigir sob efeito de álcool ou drogas, usar o cinto de segurança, cumprir as leis de trânsito e estar atento às condições das vias, ter cuidado com pedestres, ciclistas e motociclistas, respeitar os limites de velocidade, sinalizar antes de realizar uma ação, e não beba se for dirigir”, afirmou

Ana Paula ressalta que as dicas de segurança no trânsito possibilitam uma convivência mais pacífica entre motoristas, motoqueiros, ciclistas e pedestres em ruas e rodovias, além de, obviamente, prevenir acidentes.

De acordo com a técnica de segurança do trabalho, além de conscientizar a população a respeito da importância da prevenção de acidentes de trânsito, a campanha Maio Amarelo também traz à tona a questão dos acidentes de trajeto, que podem causar afastamentos no trabalho.“O primeiro ponto e mais importante da prevenção é a vida, a integridade física do trabalhador e o que pudermos fazer para contribuir é muito importante”, finaliza Ana Paula.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. No Brasil, em sua 10ª edição, a campanha, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.

De acordo com dados oficiais, o nome “Maio Amarelo” tem relação com as placas de sinalização de trânsito, que indicam atenção e precaução. Durante todo o mês de maio, diversas atividades são realizadas em todo o mundo com o propósito de orientar os motoristas, ciclistas, pedestres, passageiros sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar medidas que possam contribuir para a redução de acidentes e mortes.

Fonte: Diário da Manhã