A Policlínica Estadual da Região Sudoeste, em Quirinópolis, criou uma cartilha com cuidados e recomendações para os pacientes do setor de hemodiálise da unidade de saúde. O material foi idealizado a partir das necessidades evidenciadas durante as buscas ativas realizadas e dados apresentados pelos indicadores do controle de infecção.

O Responsável Técnico (RT) pela hemodiálise da Policlínica, Luiz Eduardo Veras, explica que a cartilha informa de forma clara e objetiva o que são os acessos para hemodiálise, fístula arteriovenosa e cateter de duplo lúmen. “Além de informar os acessos, mostra os cuidados que os pacientes devem tomar para prevenir infecções ou lesões, que possam impossibilitar o uso do acesso”, disse.

De acordo com Luiz Eduardo, a cartilha é muito importante para os pacientes pelo fato de orientar os cuidados com o acesso que é utilizado para hemodiálise. “Assim desenvolvemos o autocuidado, trazendo o paciente a participar do seu tratamento, entender o que é o acesso que ele utiliza e os cuidados que devem ter no dia a dia”, disse.

Fonte: Diário da manhã