Medida evita a propagação de doenças infecciosas durante os cuidados de saúde e salva vidas

Em comemoração ao Dia Mundial da Higiene das Mãos, celebrado todos os anos em 5 de maio, a Policlínica de Quirinópolis realizou um Diálogo Semanal de Saúde sobre a campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) ‘Salve vidas, Higienize suas mãos, que tem como objetivo manter um perfil global sobre a importância da higiene das mãos na atenção à saúde e unir as pessoas em apoio à melhoria da higiene das mãos em todo o mundo.

A enfermeira Maria Heloisa ressaltou o compromisso de promover conhecimentos e experiências que contribuem para a capacitação em higiene das mãos. “A higiene das mãos salva vidas, evita a propagação de doenças infecciosas durante os cuidados de saúde e é a medida com melhor relação custo-benefício para atingir os objetivos de saúde pública. É importante incentivar quando e como realizar a higiene das mãos na área da saúde, conscientizar sobre a importância da prática para ajudar a salvar a vida de nossos entes queridos e de pessoas em situação vulnerável”, disse.

Segundo a profissional, as infecções associadas à atenção à saúde estão entre os eventos mais frequentes que ocorrem na prestação de serviços de saúde. “Todos os anos, ocorrem em todo o mundo 136 milhões de casos de infecções resistentes a antibióticos associadas à atenção à saúde. Este ano, o foco está em promover o conhecimento e desenvolver as habilidades dos profissionais de saúde e cuidadores, por meio de treinamento e educação inovadores e impactantes sobre prevenção e controle de infecções, incluindo higiene das mãos”, comentou.

Maria Heloisa destacou ainda que disseminar conhecimento sobre higiene das mãos é desempenhar um papel fundamental para deter a propagação de patógenos perigosos durante a prestação de cuidados de saúde.

Fonte: Jornal Diário da Manhã.