Após avaliação criteriosa, selo atesta que unidade oferece serviços de qualidade e segurança aos seus pacientes

A Policlínica Estadual da Região Sudoeste – Quirinópolis recebeu na manhã desta sexta-feira, 1º de julho, o certificado de Acreditado Nível 1, com a metodologia da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O selo atesta que a unidade de saúde, administrada pelo Instituto CEM, oferece serviços de qualidade e segurança à população de Goiás.

A Policlínica de Quirinópolis passou por um processo criterioso de estabelecimento e requisitos de segurança, além da revisão de procedimentos, fluxos e estrutura. Os pacientes atendidos na unidade agora têm a garantia de uma assistência segura e alinhada com o processo de melhoria contínua. O resultado foi divulgado após avaliação do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES).

De acordo com o diretor do IBES, Christian Hart, a certificação da Policlínica de Quirinópolis como ONA 1 proporciona uma segurança muito maior para os pacientes, colaboradores e toda a população em geral. “Para nós do Instituto certificar um novo serviço de saúde no Brasil é o nosso ponto máximo de alegria. Quando acontece em uma unidade que atende 100% SUS, no interior do estado e gerida com recursos públicos nos dá certeza que estamos expandindo a qualidade da assistência à saúde no país”, disse.

Para o secretário de saúde de Goiás, Sandro Rodrigues, conseguir a Acreditação ONA 1 para uma unidade Policlínica certifica tudo que o Governo de Goiás tem feito pela saúde. “É um reconhecimento importante, externo, que agrega mais valor ainda ao processo. A primeira Policlínica foi inaugurada em fevereiro de 2020, e hoje já são seis unidades. Esperamos que em breve as outras também sejam acreditadas, pois têm o mesmo padrão de qualidade, atendimento ao público e de levar a saúde para próximo de onde as pessoas vivem”, afirmou.

O diretor operacional da Policlínica de Quirinópolis, Heleno Vitor Martins, afirma que o título de unidade Acreditada foi conquistado com dedicação e esforço. “Somos a primeira Policlínica Estadual – SUS a receber este selo, nível Brasil. Celebrar esta certificação ONA nada mais é do que validar a qualidade e a segurança dos atendimentos prestados aos nossos pacientes. Um projeto grandioso que tem o propósito de melhorar a vida das pessoas. Vamos rumo a níveis mais alto”, finalizou o gestor.

Acreditação ONA

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. O método de avaliação para a acreditação da ONA, não possui um caráter fiscalizatório, mas sim de educação continuada.

A ONA tem por objetivo geral estimular o desenvolvimento de um processo permanente de avaliação e certificação da qualidade dos serviços de saúde. Possibilitando, assim, a melhoria contínua da atenção e a garantia da qualidade na assistência à saúde dos pacientes, em todas as Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde (OPSS) do Brasil.

Fonte: Jornal Diário da Manhã.