Comissão  tem o objetivo de prevenir acidentes e doenças no ambiente de trabalho, orientando os trabalhadores quanto ao uso correto de EPIs

A Policlínica Estadual da Região Sudoeste, em Quirinópolis, realizou a eleição dos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipa), onde por voto secreto foram eleitos quatro colaboradores representados pelos empregados, dentre eles efetivos e suplentes.

Segundo a técnica em segurança do trabalho, Ana Paula Batista Pena, a posse dos novos cipeiros está prevista para o dia 27 de julho de 2023, com a duração de um ano. “Na próxima semana eles receberão treinamentos de forma presencial específicos da NR-05, onde serão apresentados os objetivos e as obrigações de cada Cipeiro”, disse.

De acordo a Norma Regulamentadora NR-05 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio, no item 5.1.1 tendo por objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e promoção da saúde do trabalhador.

“A CIPA terá por atribuição de acordo com item 5.3.1: Identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver. Elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho”, explicou Ana Paula Batista Pena

A profissional destaca que a Cipa também deve participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho. “Realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores, entre outras” afirmou a técnica em segurança do trabalho.

Ana Paula destaca que a CIPA tem o objetivo de prevenir acidentes e doenças no ambiente de trabalho, orientando os trabalhadores quanto ao uso correto de EPIs (equipamentos de proteção individual), e demais informações quanto aos riscos de cada atividade.

Fonte: Diário da Manhã