Nutricionistas da unidade ressaltaram a importância de promover uma rotina de vida que permita a inclusão de hábitos saudáveis.

Em comemoração ao Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, lembrado em 6 de abril, as nutricionistas Maria Flora Araújo e Érica da Silveira ministraram uma palestra para os colaboradores da Policlínica Estadual de Quirinópolis sobre a data, que tem o objetivo de lembrar a importância de promover uma rotina de vida que permita a inclusão de hábitos saudáveis.

As profissionais explicaram que o conceito de saúde já foi revisado algumas vezes e hoje não é mais concebido como simples ausência de doenças. Hoje em dia também se consideram outras dimensões do ser humano, como espiritual, social, ocupacional e outras.

“Qualidade de Vida também é um conceito controverso. Atualmente, aceita-se que há uma subjetividade no que cada indivíduo considera como qualidade de vida, mas que existem elementos básicos para uma vida de qualidade. Aspectos como boas condições de trabalho e de lazer, boas relações interpessoais, segurança, acesso a condições básicas de saúde, educação, mobilidade e outros são considerados fundamentais”, comentaram.

Segundo as nutricionistas, as escolhas das pessoas em relação aos alimentos, à atividade física e ao consumo de álcool e tabaco foram influenciadas por forças que estão além do controle individual, geralmente por pressão da indústria e do comércio respectivo. “Percebe-se que hábitos pouco saudáveis estão cada vez mais enraizados no dia a dia das pessoas que estão imersas num ambiente que sabota a qualidade de vida, principalmente daquelas que vivem nos grandes centros urbanos”, frisaram.

A nutricionista Maria Flora Araújo ressaltou que qualidade de vida envolve bem-estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional. “como eu posso ser saudável sem preparo? É preciso ter um planejamento para ser saudável e ter uma qualidade de vida melhor”, afirmou.

Já a nutricionista Erica da Silveira, revelou que a promoção da saúde é uma das estratégias do setor de saúde para buscar a melhoria da qualidade de vida da população. “O objetivo dessa data é conscientizar cada vez mais para que possamos adquirir uma rotina que melhore sua qualidade de vida e promova a saúde”, finalizou.

Fonte: Jornal Diário da Manhã.