Para ser atendido na unidade, é necessário agendar consulta médica em uma Unidade Básica de Saúde (UBS)

A Policlínica de Quirinópolis iniciou os atendimentos na especialidade de pneumologia, hematologia e exame de função pulmonar, a espirometria. Para ser atendido na Policlínica, é necessário agendar consulta médica em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), da área de abrangência, onde o médico avaliará a necessidade de encaminhamento para as especialidades.

O diretor-geral da Policlínica, Gabriel Correa Parreira explica que para os pacientes que já são regulados na Policlínica é preciso do encaminhamento de um profissional que atenda na unidade. “Os médicos Dr. Samuel Vieira e Oliveira Neto e João Pitaluga Neto vão prestar atendimento ambulatorial por meio de encaminhamento de outro especialista”, comentou.

Sobre os atendimentos, o gestor comenta que a pneumologia é a área da medicina que estuda e investiga doenças relacionadas ao sistema respiratório e toda sua estrutura. “A espirometria serve para avaliar a saúde pulmonar do paciente. O exame mede todo o ar que a pessoa consegue soprar e a velocidade de saída do ar dos pulmões, analisando desde o total desempenho do pulmão, até suas limitações, detectando qualquer anormalidade na ventilação pulmonar, se tornando muito importante para o diagnóstico e acompanhamento de doenças do pulmão”, explicou.

Já a hematologia é a especialidade médica que estuda e trata doenças do sangue e de órgãos hematopoiéticos, onde se formam as células do sangue.

Fonte: Diário da Manhã