Procedimento é realizado nos pacientes portadores de doença renal crônica

A Policlínica Estadual de Quirinópolis realizou uma capacitação para a equipe de enfermagem, da clínica hemodiálise, sobre a identificação da Fistula Arteriovenosa (FAV), mostrando como fazer uma boa avaliação, observando funcionamento e sinais de infecção.

A FAV é uma conexão realizada cirurgicamente entre a artéria e a veia do paciente, que visa aumentar o calibre e a espessura da veia com o intuito de proporcionar a possibilidade de múltiplas punções da veia para realizar a hemodiálise.

Divulgação

O enfermeiro Luiz Eduardo Veras e Silva abordou as técnicas utilizadas para realizar uma assepsia adequada no local de punção, e qual a técnica de punção mais apropriada. “É necessário ter cuidado sempre tomando cuidado para não repetir sítio de punção”, disse.

O enfermeiro destacou os cuidados que os profissionais e pacientes devem ter com FAV, ressaltando que é suma importância que os enfermeiros saibam orientar seus pacientes.