Unidade de saúde promoveu dinâmicas com os colaboradores para abordar a forma correta da técnica

Para reforçar com os colaboradores a cultura da segurança do paciente, a Policlínica de Quirinópolis, por meio do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS), realizou a Campanha Anual de Higienização das Mãos. A atividade foi em celebração ao Dia Mundial da Higiene das Mãos, celebrado em 5 de maio.

De acordo com a colaboradora Lindamara Meneguete, a higiene das mãos é um ato simples e muito importante para evitar infecções hospitalares, mas também para prevenir o adoecimento da população em seu dia a dia porque é uma ação capaz de combater vírus e bactérias.

Durante a atividade foram realizadas dinâmicas entre os participantes de como lavar as mãos corretamente. A experiência foi enriquecedora, pois os profissionais puderam realizar uma autoanálise e, conforme identificavam suas falhas no processo, recebiam orientações pela enfermeira SCIRAS sobre como tornar essa prática mais eficiente e, assim, contribuir efetivamente para o controle de infecções e tornar a assistência ao paciente mais segura” afirmou Lindamara

A profissional destaca que a escolha das dinâmicas visou uma abordagem assertiva, com intuito de assegurar maior eficiência e efetividade na prática da higiene das mãos, bem como maior adesão dos profissionais à prática correta.