Data visa a conscientização da sociedade sobre as necessidades idosos e importância das políticas públicas para gerar autonomia e apoiar o envelhecimento saudável

O Dia Internacional da Pessoa Idosa foi tema de palestra na Policlínica Estadual da Região Sudoeste, em Quirinópolis, nos dias 4 e 5 de outubro. A equipe do serviço social abordou sobre o tema com pacientes, acompanhantes e colaboradores.

De acordo com a assistente social Cleonice Teixeira, em 14 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 1º de outubro como o Dia Internacional das Pessoas Idosas. A Organização das Nações Unidas (ONU) comemora a data, em 2022, com o tema ‘Resiliência de pessoas idosas em um mundo em mudança’.

A profissional explica que a temática pretende incentivar os países a chamarem a atenção e a desafiarem estereótipos negativos e equívocos sobre pessoas idosas e envelhecimento, e permitir que esses indivíduos realizem seu potencial.

A assistente social Fabiana Alves afirmou que no Brasil, a Lei nº 11.433/2006 instituiu o Dia Nacional da Pessoa Idosa, determinando que os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional da Pessoa Idosa fiquem incumbidos de promover a realização e a divulgação de eventos que valorizem a pessoa do idoso na sociedade. E com isso chamar a atenção para a existência de desigualdades, geralmente como resultado de uma acumulação de desvantagens ao longo da vida; promovendo proteção social acesso à cobertura universal de saúde.

O Estatuto da pessoa idosa ressalta, no seu artigo terceiro, que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

No âmbito da saúde, a Portaria MS nº 2.528/2006, revisada pela Portaria de Consolidação nº 2/2017, aprovou a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, cuja finalidade primordial é recuperar, manter e promover a autonomia e a independência dos indivíduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. É alvo dessa política todo cidadão e cidadã brasileiros com 60 anos ou mais de idade.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos nos países em desenvolvimento.

Fonte: Jornal Diário da Manhã