Procedimento visa  à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente

A Policlínica de Quirinópolis promoveu uma qualificação sobre o descarte correto dos resíduos de serviços de saúde. A enfermeira Maria Heloísa explicou que gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde (RSS) é constituído por um conjunto de procedimentos de gestão.

“Estes procedimentos são planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos de serviços de saúde e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente”, disse.

Segundo Maria Heloísa, a importância do descarte correto dos resíduos de serviços de saúde não pode ser subestimada. “É um assunto sério que afeta a saúde das pessoas e o meio ambiente. É responsabilidade de todos profissionais de saúde, gestores públicos, empresas e a população em geral, garantir que esses materiais sejam descartados de forma segura e responsável”, falou.O descarte incorreto dos resíduos de serviços de saúde oferece diversos riscos à saúde das pessoas, além de afetar o meio ambiente. Quando esses resíduos são dispostos de forma inadequada, podem causar contaminação, acidentes e outros problemas. Por isso, é fundamental que esses materiais sejam descartados de maneira correta e segura.

Divulgação

“Destinar corretamente o lixo fruto do que consumimos, além de reduzir os riscos ambientais, é importante também para garantir a nossa segurança. A preocupação deve ser ainda maior, para que o descarte de materiais como Equipamentos de Proteção Individual não provoque riscos para colaboradores e pacientes em ambientes que prestam assistência à saúde”, afirmou a enfermeira.

Maria Heloísa destacou que o gerenciamento adequado de resíduos de saúde é fundamental para a prática mais segura e sustentável. “Informar e orientar os profissionais de saúde acerca da importância deste processo que inclui descarte correto, armazenamento, coleta, e destino adequado do lixo é fundamental para promover maior conscientização sobre o assunto e qualificar a prática do processo”, frisou.

Fonte: Diário da Manhã