Atividade tem o objetivo de estimular o autoconhecimento

A equipe de psicologia da Policlínica Estadual da Região Sudoeste – Quirinópolis realizou a dinâmica do espelho com pacientes da unidade de saúde. A atividade é uma forma de avaliar comportamentos dos participantes, sendo uma das ferramentas mais poderosas quando o objetivo é provocar nas pessoas reflexões sobre si mesmas. Além disso, permite trabalhar o autoconhecimento.

De acordo com a psicóloga Ana Luiza Ferreira Moreira, os participantes são convidados a conhecer uma pessoa com uma história de vida parecida com a deles. “O condutor da dinâmica fala para que os pacientes se concentrem em suas palavras e que dentro da caixa há uma foto de alguém importante e especial. Em seguida, o participante abre a caixa e encontra um espelho e descreve sobre si mesmo”, explica.

Ana Luiza ressalta que a proposta da dinâmica de grupo é justamente parecer uma brincadeira, para que assim os participantes se envolvam de forma ‘desarmada’ e permitam-se o envolvimento mais profundo. “A dinâmica do espelho tem por objetivo estimular a reflexão sobre si e o autoconhecimento. Pode parecer algo simples, mas para algumas pessoas, é extremamente difícil reconhecer suas qualidades”, afirma.