Com uma série de palestras, evento conscientizou quanto à importância da prevenção de acidentes na unidade

A Policlínica Estadual da Região Sudoeste, em Quirinópolis, realizou de 22 a 26 de agosto a I Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho (Sipat). A programação reuniu os colaboradores da unidade de saúde em palestras sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), obesidade, síndrome de burnout, alimentação saudável e ergonomia.

Na palestra de abertura foi abordado o tema ISTs. O palestrante Antônio da Paz abordou sobre as principais infecções, as causas, tratamentos e prevenções. Além disso, reforçou sobre a importância do uso de preservativo, que é o principal meio de prevenção.

A SIPAT é um evento anual e tem como objetivo orientar e conscientizar os colaboradores quanto à importância da prevenção de acidentes, à saúde e à segurança no ambiente do trabalho. O objetivo da semana foi levar o conhecimento e demonstrar a importância de se evitar e prevenir os Acidentes de Trabalho na unidade.

No segundo dia do evento, a convidada Lilian Gomes explicou o que é a obesidade, as causas e consequência. Segundo a profissional, para determinar um quadro de obesidade são levados em consideração alguns fatores. O principal deles é o cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), que avalia a relação entre o peso e a altura do indivíduo. A partir dele, a doença é dividida em diferentes graus, que vão da obesidade leve à obesidade grave ou mórbida.

A Sipat também abordou o tema sobre o esgotamento profissional, mas conhecida como Síndrome de Burnout. A psicóloga Bruna de Souza Psicóloga destacou que a principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho. A melhor maneira de prevenir a síndrome de Burnout é evitar situações desgastantes no trabalho e praticar atividades que diminuam o estresse.

A palestra de encerramento da I Sipat da Policlínica de Quirinópolis abordou sobre ergonomia. Todas as ocorrências ou eventos que interfiram no equilíbrio do exercício profissional, sobretudo no que se refere ao conforto e bem-estar dos colaboradores, como os acidentes de trabalho, podem ser considerados riscos ergonômicos.

Fonte: Jornal Diário da Manhã