Evento tem como objetivo orientar e conscientizar os colaboradores quanto à importância da prevenção de acidentes, à saúde e à segurança no ambiente do trabalho

A Policlínica Estadual de Quirinópolis realizou de 05 a 13 de junho a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). A programação reuniu os profissionais da unidade em palestras sobre segurança e saúde aos colaboradores.

A SIPAT é um evento anual e tem como objetivo orientar e conscientizar os colaboradores quanto à importância da prevenção de acidentes, à saúde e à segurança no ambiente do trabalho. Dessa forma, os trabalhadores passam a adotar uma postura consciente em relação às práticas seguras de trabalho

A palestra de abertura abordou o uso racional de medicamentos. Ministrada pela farmacêutica Jeska Faria, a atividade ressaltou que uso excessivo, indevido ou sub uso de medicamentos resulta em riscos para a saúde, além de desperdício de recursos financeiros.

A enfermeira Adriana Ribeiro explicou aos participantes sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). “As IST são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada”, disse.

Adriana falou ainda sobre outras formas de transmissão e tratamento das infecções.” O atendimento, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS”, afirmou.

 

(Foto: Divulgação)

A SIPAT da Policlínica de Quirinópolis também abordou sobre saúde mental e dependência química, com a médica psiquiatra Débora Monica da Silva Paixão. E ergonomia, que é conjunto de regras e procedimentos que estudam a organização do ambiente de trabalho e as interações entre o homem, as máquinas e equipamentos, com a fisioterapeuta Luciele Martins.

A Semana foi encerrada com a palestra autoestima e motivação, conduzida pelas psicólogas Nathalia da Silva Cosmo e Naiane Aparecida Medeiros “Autoestima é o valor que uma pessoa confere a si mesma com base em suas experiências pessoais, suas emoções, comportamentos, crenças e autoimagem que julga importante, sendo que podem ser aspectos negativos ou positivos. É a imagem que cada um tem de si e, por isso, pode afetar o bem-estar”, explicaram.

As profissionais destacaram motivação é força que move as pessoas, que as leva a realizar qualquer tipo de atividade com êxito.“Motivação é o gás, o combustível da vida”, finalizaram.

(Foto: Divulgação)

A técnica em segurança do Trabalho Ana Paula Pena ressalta que o evento foi de extrema importância para conscientizar os colaboradores da unidade de saúde, principalmente por resguardar o bem-estar de todos, a fim de tornar o um ambiente de trabalho mais seguro e em constante melhoria.

Fonte: Diário da Manhã