Evento foi marcado por ações de desenvolvimento profissional e o bem-estar dos profissionais de enfermagem da unidade de saúde

A Policlínica de Quirinópolis realizou nos dias 27 e 28 de maio a Semana de Enfermagem da unidade de saúde. O evento foi marcado por uma série de ações que promoveram o desenvolvimento profissional e o bem-estar dos profissionais de enfermagem da unidade de saúde.

A coordenadora de enfermagem Valéria Borges da Silva ministrou uma palestra sobre o impacto das tecnologias para o futuro da enfermagem. A atividade foi um dos destaques da Semana. A profissional abordou como as tecnologias emergentes, como inteligência artificial, telemedicina e dispositivos médicos avançados, estão transformando a prática da enfermagem. “Mostramos as oportunidades que essas tecnologias oferecem para melhorar a eficiência dos cuidados de saúde, otimizar os processos de trabalho e melhorar os resultados para os pacientes”, explicou Valéria,

A Semana de Enfermagem da Policlínica de Quirinópolis também proporcionou a equipe um treinamento sobre a calibração de glicosímetro, que foi conduzido pela biomédica Lídia Morgana. “A qualificação proporcionou aos profissionais de enfermagem as habilidades necessárias para realizar com precisão a medição da glicemia capilar, garantindo assim resultados confiáveis no monitoramento e tratamento de pacientes com diabetes. A ênfase na precisão e na segurança dos procedimentos foi fundamental para garantir a qualidade dos cuidados prestados”, comentou Lídia.

Para proporcionar bem-estar aos profissionais da enfermagem, foi realizada uma atividade de autocuidado com as Práticas Integrativas e Complementares. As fisioterapeutas Luciele e Gleiciane ofereceram ventosa terapia, aromaterapia e auriculoterapia, visando promover o equilíbrio entre corpo e a mente. “Essa iniciativa reflete a importância do autocuidado para prevenir o esgotamento profissional e promover a saúde integral dos profissionais de enfermagem”, afirmaram.

A palestra sobre inteligência emocional proporcionou aos participantes a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais para lidar com o estresse, a pressão e as demandas emocionais da prática da enfermagem. Foram discutidos conceitos-chave da inteligência emocional, como autoconhecimento, autorregulação, empatia e habilidades sociais, e realizado dinâmica para promover a reflexão e o desenvolvimento pessoal pela psicóloga Bruna Souza.

Para finalizar, a nutricionista Maria Flora Mattos realizou a entrega de óleos essenciais para suporte emocional aos profissionais de enfermagem. “Reconhecendo os desafios emocionais enfrentados pelos profissionais de saúde em seu trabalho diário, esta iniciativa teve como objetivo fornecer uma ferramenta natural e eficaz para promover o bem-estar emocional e o autocuidado”, finalizou.

Fonte: Jornal Diário da Manhã.