Profissionais apresentam relevante papel na prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde

A enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) da Policlínica de Quirinópolis, Maria Heloísa, ministrou um treinamento sobre limpeza e desinfecção de superfícies para a equipe do Serviço de Higienização e Limpeza da unidade de saúde.

De acordo com Maria Heloísa, a limpeza e a desinfecção de superfícies são elementos que convergem para a sensação de bem- -estar, segurança e conforto dos pacientes, profissionais e familiares nos serviços de saúde. “Corrobora também para o controle das infecções relacionadas à assistência à saúde, por garantir um ambiente com superfícies limpas, com redução do número de microrganismos, e apropriadas para a realização das atividades desenvolvidas nesses serviços”, disse.

A presença de matéria orgânica favorece a proliferação de microrganismos e o aparecimento de insetos, roedores e outros, que podem veicular microrganismos nos serviços de saúde. “Dessa forma, o aparecimento de infecções nos ambientes de assistência à saúde pode estar relacionado ao uso de técnicas incorretas de limpeza e desinfecção de superfícies e manejo inadequado dos resíduos em serviços de saúde”, comentou a enfermeira do SCRIAS.

A palestrante destacou que o Serviço de Limpeza e Desinfecção de Superfícies em Serviços de Saúde apresenta relevante papel na prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde, sendo imprescindível o aperfeiçoamento do uso de técnicas eficazes para promover a limpeza e desinfecção de superfícies. “As superfícies limpas e desinfetadas conseguem reduzir em cerca de 99% o número de microrganismos, enquanto as superfícies que foram apenas limpas os reduzem em 80%”, concluiu Maria Heloísa.

Fonte: Diário da Manhã