Objetivo é prestar atenção multiprofissional em saúde mental aos usuários do SUS

A Policlínica Estadual de Quirinópolis realizou um treinamento com os colaboradores sobre a Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental (eMAESM). Ministrada pela psicóloga Bruna Souza e pela assistente social Fabiana, a capacitação abordou que o objetivo da (eMAESM) é prestar atenção multiprofissional em saúde mental aos usuários do SUS.

Segundo Bruna Souza, é preciso realizar atendimento especializado às demandas deste nível de atenção (média complexidade) e estabelecer comunicação e fluxo ativo com a atenção básica “Integrar-se aos demais serviços das redes de atenção à saúde; Pautar-se pela Lei Federal nº 10.216 de 2001.”, explicou.

Os atendimentos da (eMAESM) deverão ser pautados pela clínica e/ou cuidado ampliado, possibilitando assistência independente de sintomas, gênero, faixa etária e psicopatologia.“O usuário deverá ser acolhido de forma singular, permitindo uma escuta qualificada e avaliação das demandas que apresentarem naquele momento”, disse a psicóloga.

De acordo com a assistente social, o usuário será referenciado conforme a indicação terapêutica, podendo ser pactuadas com a rede: atendimentos compartilhados, interconsulta construção conjunta de planos terapêuticos, intervenções no território, ações intersetoriais de prevenção e promoção de saúde.

“A oferta de atendimento individual ou em grupo destina-se aos usuários cuja situação de gravidade é intermediária entre a APS e/ou CAPS. Abordando também uma dinâmica com os colaboradores a respeito do perfil que possa atender. Reforçando a forma de acolher esse paciente”, finalizou Fabiana

Fonte: Diário da Manhã