Intuito foi capacitar o público interno da unidade de como agir em caso de incêndio

A técnica em segurança do trabalho Anna Paula Fidelis promoveu um treinamento de rota de fuga para os colaboradores da Policlínica Estadual da Região Sudeste, em Quirinópolis. O intuito foi capacitar o público interno da unidade de como agir em caso de incêndio.

De acordo com a técnica, o sistema de prevenção de incêndios é composto por diversos equipamentos e dispositivos importantes e pré-determinados por lei. Mas para que ele se mostre útil, precisa contar também com outro elemento indispensável, as rotas de fuga.

“As rotas de fuga, por vezes, ficam esquecidas, já que muitas pessoas acham que a parte material do sistema é suficiente. Contudo, ela é imprescindível para salvar vidas e tornar o processo de combate ao incêndio mais rápido e eficiente”, explicou.

Segundo Anna Paula, as rotas de fuga são os caminhos que as pessoas devem seguir, em casos de acidentes que exijam a evacuação do local. “Mais do que ter placas de sinalização, uma empresa deve seguir as exigências para que as instruções sejam colocadas de forma clara e de fácil entendimento”, afirmou.

A profissional cita o exemplo da boate Kiss, que por falta de clareza nas rotas de fuga, muitas pessoas correram para as portas que estavam trancadas. “Em resumo, as rotas de fuga são a forma planejada, mapeada e detalhada de como deve acontecer a saída das pessoas de forma segura, rápida e com bom escoamento”, finalizou.

Fonte: Jornal Diário da Manhã