Intuito foi capacitar a equipe para atender a emergências de forma imediata, até a chegada de socorro médico apropriado

Os colaboradores da Policlínica Estadual de Quirinópolis participaram de um treinamento sobre primeiros socorros ministrado pelo médico Wilton Pereira. A capacitação abordou as práticas de simulação de parada cardiorrespiratória. O objetivo do treinamento é capacitar a equipe para atender a emergências de forma imediata, até a chegada de socorro médico apropriado.

O médico explicou que durante a parada cardiorrespiratória, a pessoa fica inconsciente, deixa de responder a estímulos e para de respirar. “Ao reconhecer esse momento, é preciso agir. É preciso verificar os sinais de respiração por meio de sons ou movimentos do tórax”, afirmou.

De acordo com Wilton, se a pessoa não respira ou sofre para respirar, é preciso deitá-la de barriga para cima em uma superfície rígida. Ajoelhe-se ao lado da vítima, na altura dos ombros dela, e localize o centro do tórax, entre os mamilos; posicione os braços estendidos com os dedos entrelaçados, colocando uma mão sobre a outra, apoiando-se no centro do peito; mantenha os braços esticados e use o peso do corpo para fazer compressões rápidas e fortes; inicie compressões com a frequência de 100 por minuto (ou seja, 5 compressões a cada 3 segundos), comprimindo o tórax na profundidade de, no mínimo, 5 cm para adultos e crianças e 4 cm para bebês”, explicou aos participantes.

O palestrante abordou ainda sobre engasgo, dificuldade de respirar causada pela presença de corpos estranhos nas vias aéreas. Ele destaca que esses corpos podem ser alimentos e líquidos ingeridos durante as refeições ou objetos (brinquedos, tampas de caneta ou outros itens). “Alguns dos sintomas do problema são: tosse, dificuldade para respirar, pele azulada, unhas roxas e rouquidão. Confira abaixo como agir em caso de engasgos”, revelou.

Fonte: Diário da Manhã