Intuito da ação foi conscientizar e reforçar com colaboradores sobre a importância da prevenção de acidentes  no trabalho

A técnica em segurança de trabalho Ana Paula xx da Policlínica Estadual da Região Sudoeste, em Quirinópolis, promoveu uma palestra sobre Segurança e Saúde no Trabalho para os colaboradores da unidade.

Segundo Ana Paula, em 2.003, foi instituído pela OIT o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. “No Brasil, a Lei nº 11.121/2.005 instituiu a data como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho. É uma forma de manter sempre viva a importância da prevenção e o cuidado durante o exercício do trabalho, por parte de todos”, explicou.

A técnica em segurança no trabalho revela que a cada ano, no Brasil, pelo menos 600 mil pessoas sofrem acidentes de trabalho. Esses acontecimentos podem resultar em lesões sérias, ferimentos e até mortes.“Além de prejudicar os funcionários, as empresas são impactadas com taxas de indenizações e/ou afastamento dos colaboradores. Por isso, a melhor forma de evitar todo esse doloroso processo é investindo em segurança no trabalho”, disse.

Segundo a Previdência Social, a média anual de acidentes de trabalho no país, de 2002 a 2021, foi de 601.993 ocorrências, que resultaram em 2.591 mortes e 9.419 incapacitações permanentes. “Esses acidentes, além da tragédia para a família, também têm impactos nas contas orçamentárias da união, dos Estados e dos municípios, custos e perdas para as empresas e são demasiadamente nocivos para a nossa sociedade”, frisou.

O Ministério do Trabalho desenvolve a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho – CANPAT, com objetivo de sensibilizar a sociedade brasileira para a importância da prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Além da perda de vidas, incapacitações e danos à integridade física dos trabalhadores, irrecuperáveis, as perdas decorrentes de acidentes e doenças do trabalho são estimadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 4% do PIB, o que ultrapassa o valor de R$ 200 bilhões de reais/ano somente no Brasil.

Ana Paula abordou ainda com os colaboradores dez dicas de prevenção de acidentes e segurança no trabalho, entre elas: prezar pela atenção no trabalho, evitar a exposição imprudente ao risco, exigir o uso de EPI’s, comunicar incidentes, manter o local de trabalho limpo e organizado, e outras.

“Tais medidas são baseadas nas normas de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) para promover um ambiente de trabalho seguro e saudável. É papel da empresa aplicá-las, conscientizar seus colaboradores e buscar melhorias na gestão para que haja, de fato, a prevenção desses acidentes”, finalizou.

Fonte: Diário da Manhã